Aventura em Moçambique

Setembro 12 2014

Bom... este assunto nunca terá fim! Vende-se tudo! Tudo mesmo! Até as coisas menos possiveis de serem vendidas na rua... são! 

Aqui faz parte do dia-a-dia sermos alvo de constantes e repetidas ofertas de tudo o que se vende nas ruas. Se formos a pé vêm atras de nós até dizermos 100 vezes que não queremos. A insistência é muita acreditem! Se formos de carro não há semáforo em que paramos e surge logo um leque de ofertas das mais variadas coisas para comprar. Nao interessa o que ė, só interessa que se compre! Convém ter alguma atenção quando o semáforo passa para verde porque muitas das vezes estes vendedores ambulantes estão em frente do nosso carro a tentar impedir que arranquemos com o objectivo de nos fazer pensar mais uma vez se realmentenão queremos mesmo comprar aquilo! Mas também podemos querer comprar!!! E se quisermos o que acontece? No milesimo de segundo em que se demonstra algum interesse num artigo temos, em menos de nada, uma multidão de vendedores a empurrarem-se uns aos outros na tentativa de venderem tambem os seus produtos, colocando-os em frente aos nossos olhos para se certificarem que vemos o produto dele.

Este cenário faz parte de Moçambique! Faz parte de África! Faz parte da rotina de quem aqui vive!

Ora o que encontramos pelas ruas de Moçambique á venda:

Todo o tipo de roupas. Sapatos. Malas. Óculos.  Relogios. Anéis, fios e pulseiras. Toda a fruta e legumes (existe o hábito de comprar fruta å unidade, a vendedora descasca ecome-se na hora!). Amendoins ou castanha de caju. Sumo da cana do açúcar.  Bolos å fatia. Pão. Sandes. Muito artesanato. Facas. Telemoveis, bolsas e carregadores. DVDs,  aparelhos para ouvir musica no carro (aqui raramente se encontra um carro com leitor de CD). Crédito para telemóvel. Palitos. Pacotes de batatas fritas. Chocolates. Doces. Ovos cozidos. Capulanas. Mobiliário. Pneus. Acessórios para carros. Ramos de flores. Vassouras. Cabides. Botijas de gás. Quadros. Brinquedos.  Mochilas.  Malas de viagem. Vernizes (existem homens na rua que pintam as unhas das mãos ou pés das mulheres e ganham dinheiro com isso). Passarinhos em gaiolas. Frentes de carros. Peixe fresco. Ventoinhas. Lanternas. Luzes de led. Tomadas. Isqueiros. Tabaco. Bebidas frescas. Uma chávena de café instantâneo (andam com o reservatório de água quente às costas e fazem o café na hora). Gelados. Edredons. Almofadas. Lençóis. 

De certeza que me esqueci de mais coisas! Mas nao faltarão oportunidades para as ir relatando aqui no blog. Mais a frente noutros posts vou deixando fotografias destes cenários!

 

publicado por Vandinha às 20:16

Este blog é dedicado à nossa familia e amigos, que apesar da distância fisica, estão sempre no nosso coração. É uma forma de estarem perto de nós e de seguirem o nosso dia-a-dia nesta grande aventura!
mais sobre mim
Setembro 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

15
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26

28
29
30


pesquisar
 
blogs SAPO