Aventura em Moçambique

Agosto 06 2013

Confesso que a conversa que a enfermeira do Centro de Saúde teve comigo no dia em que lá fui ás vacinas e a informei que ia para Moçambique-Maputo, não me sai da cabeça! Isto porque cada vez mais percebo que quem nunca esteve em África e quem não acompanha alguns documentários/notícias/blogs/etc atuais têm uma ideia demasiado retrógrada daquele continente. Sim, eu sei, é África! Mas não, não é o fim do mundo!!! Tem as suas falhas sim, tem as suas doenças sim, tem a sua pobreza sim, enfim, tem muitos problemas infelizmente... mas já tem muita coisa que muita gente que vive em Portugal (ou noutros países) não tem noção.

Eu nunca estive em Moçambique, é certo, mas o meu marido veio de lá há pouco mais de 1 mês, conheço pessoas que já lá foram, outras que estão lá a viver, e essas sim, têm a perfeita noção do que é Moçambique, do que nos pode oferecer de bom e do excelente desenvolvimento em que aquele País se encontra atualmente! Eu vou viver e Maputo mas claro que quero ir visitar o restante país.

Adiante, vamos á conversa da enfermeira para mim:

"Ai que horror! Vai para Moçambique viver????" (a olhar para mim com um ar de admiração/choque e ao mesmo tempo a pensar "coitadinha")

E eu sorridente e confiante respondi que sim, claro que ia, porque não???

Resposta da enfermeira "ai tenha muito cuidado. Olhe que aquilo não tem nada! Vou dar-lhe alguns conselhos: leve muitos repelentes, todos os dias pulverize na vossa pele e na roupa; coloque redes mosquiteiras nas camas e pulverize as mesmas com o repelente todas as noites; não beba água de torneira, nem faça a comida com essa água nem lave os dentes com essa água, ou melhor, eu no seu lugar usaria água engarrafada para tudo; não ande junto de lagos, jardins, etc, devido á maior concentração de mosquitos nesses locais, principalmente de manhã ou ao final da tarde; nos restaurantes nunca coma saladas; não peça gelo para as bebidas pois eles lá não tratam a água como nós aqui; seja muito cautelosa com tudo pois é um País muito complicado".

 

E a modos que foi isto!

´

Felizmente já ouvi muitas opiniões positivas sobre Moçambique, de quem já lá esteve e de quem lá está, e de quem segue as noticias de lá, senão acho que saía do Centro de Saúde decidida a cancelar tudo ehehehe.

 

 

publicado por Vandinha às 18:26

Este blog é dedicado à nossa familia e amigos, que apesar da distância fisica, estão sempre no nosso coração. É uma forma de estarem perto de nós e de seguirem o nosso dia-a-dia nesta grande aventura!
mais sobre mim
Agosto 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
15
16
17

18
19
21
22
23
24

26
28
30
31


pesquisar
 
Contador de Visitas
blogs SAPO