Aventura em Moçambique

Julho 30 2013

Que tristeza... Ando aqui feita bola de ping-pong entre consultas no meu centro de saúde e consulta do viajante! Ou melhor, andam a jogar ao jogo do empurra. Na consulta do viajante fui literalmente despachada "ah e tal para Moçambique não é preciso nada de especial, só tem que tomar uns comprimidos para a malaria e pronto! Não precisa de marcar aqui consulta nenhuma! Quanto ao seu filho basta levar a vacina da hepatite A e nada mais. Tem que tratar disso no seu centro de saúde!". Lá vai a Vanda com o piolho atrás pois claro, numa azáfama para o centro de saúde. Nisto, diz a enfermeira: "o quê??? Isso não é assim tão simples! Você tambem tem que levar vacinas para a hepatite, febre amarela, etc" enfim, uma catrefada delas! "Tem que ser com eles da consulta do viajante pois eles é que são especialistas! Só que eles andam a despachar as pessoas porque têm trabalho a mais pois está muita gente a ir viver para fora de Portugal" Grrrrrrrrrrrrrr... que nervos! Depois vem a médica do centro de saúde: "ah não pode tomar estas vacinas sem eu saber se não tem contra-indicações para si. Temos que marcar consulta primeiro". Marquei consulta, aí vou eu. Na consulta simplesmente não me perguntou nada... apenas sobre o facto de ainda estar a amamentar e portanto, tenho que me informar se as vacinas não interferem com a amamentação, pois ela não me sabe dizer. Terá que ser na consulta do viajante, assim como as vacinas têm que ser tomadas lá!" Lá vou eu novamente tentar marcar consulta do viajante...

 

E a saga continua! Resumindo: ninguém nos trata das coisas como deve de ser, incrível! Eu até acredito que eles saibam fazer, pois o que não falta é portugueses a irem para Moçambique. O problema que cada vez noto mais é a falta de gente competente nos serviços de saúde! Ninguem quer saber de nada e muito menos darem-se ao trabalho!

 

Com isto tudo, ando aqui a perder tempo e de um lado para o outro a tentar obter as informações corretas para não faltar nada! Que paciência!

publicado por Vandinha às 16:35

Vandinha, também me aconteceu uma coisa parecida. Precisava do visto para ir para moçambique e a agência disse-me que é necessário o certificado de vacinação com a vacina contra a febre amarela. Lá fui eu á consulta do viajante(muito á pressa!!) e o médico disse que não era preciso a vacina da febre amarela para entrar em Moçambique, mas sim apenas para pessoas que estiveram em países da África Central ou Brasil. Inclusié...o médico ligou para a embaixada de moçambique(durante a minha consulta) e els dizem que para os portugueses, não é requerido a vacina da febre amarela!! Até no site do governo de moçambique diz lá quais os países que obrigam a ter a vacina, na qual Portugal não está listado.
vitor a 1 de Agosto de 2013 às 19:44

Olá Vitor!
Obrigada pela informação :-)
Pois eles querem que eu leve vacina da febre amarela, hepatite A e Meningite. Além disso dizem que tenho que tomar uns comprimidos para a malária. Isto é o que dizem no Centro de Saúde... no entanto, na consulta do viajante a unica coisa de que me falaram foi nos comprimidos para a malária, nada mais.
Já levei da hepatite A e acho que por minha autoria vou apenas tomar os comprimidos para a malária e pronto, fico-me por aqui. Não me parece que exista qualquer risco de mais nada da nossa parte (portugueses).

Ao contrário de que muita gente pensa...Moçambique é um país que não tem casos de Febre amarela! Por isso não é necessário sermos vacinados contra a mesma. Apenas é requeridos ás pessoas provenientes de países que têm muitos casos de febre amarela ,de modo a não levarem a doença para moçambique.
Vitor a 5 de Agosto de 2013 às 10:57

Este blog é dedicado à nossa familia e amigos, que apesar da distância fisica, estão sempre no nosso coração. É uma forma de estarem perto de nós e de seguirem o nosso dia-a-dia nesta grande aventura!
mais sobre mim
Julho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
15
16
17
18
20

21
22
23
24
25
26
27

28
31


pesquisar
 
Contador de Visitas
blogs SAPO