Aventura em Moçambique

Outubro 08 2013

O P. já iniciou o seu novo trabalho e aproveitou a sexta-feira, que foi feriado em Mz, mais o fim-de-semana, para conhecer algumas coisas.

 

Já comparámos alguns preços de supermercado de bens de 1ª necessidade, como leite, carnes, iogurtes, águas e outras bebidas, pasta de dentes, enfim, tudo isto para termos uma ideia do custo de vida em Moçambique, principalmente por ser na capital, Maputo, onde as coisas poderão ser mais caras. A conclusão a que chegámos é que tudo é muito relativo! E porquê? Porque os preços variam drásticamente (e quando digo isto é porque é mesmo de uma forma drástica) conforme o local onde o produto é adquirido.

Ora, por exemplo, uma cerveja custa 25 meticais num simples café, e a mesma cerveja custa 75 meticais num local considerado "de nível superior". Mais do dobro.

Portanto, o custo de vida é relativo, depende dos locais onde compramos. Esta é uma conclusão incial, digamos assim, pois ainda temos muito para descobrir e para explorar, o que poderá fazer-nos mudar de opinião. Sei que há coisas que são realmente mais caras, como as fraldas. Um pacote de 50 fraldas em Mz tem um custo de cerca de 12/13 euros, cá encontram-se um pouco mais baratas e com maior numero de fraldas. Mas também depende das marcas claro! Ainda vamos continuar as nossas pesquisas.

 

Eu, organizada como gosto de ser, vou fazer uma lista com os produtos de cá e relativos preços, e depois os produtos idênticos de lá e os seus preços, para assim ter uma comparação o mais real possível. Poderei depois publicá-la neste blog, quem sabe não vai ajudar alguém a fazer as suas contas sobre a vantagem ou não de se mudar para aquele País ;-)

 

Continuando a aventura, a parte da condução também já foi estreada! O P. diz que vai devagarinho, é tudo uma questão de hábito! Ora, eu tambem não esperava outra coisa. A sorte dele é que o carro é de mudanças automáticas, o que facilita bastante!

 

Hoje, é o 2º dia da semana por lá! Há mil e uma coisas a tratar! Abrir conta no banco, tratar da tv cabo, do telefone, tratar de papeladas da empresa, e muito mais. O P. tem que dar corda aos sapatos esta semana. Tenho um feeling que não vai conseguir resolver quase nada, pois tudo vai ser complicado e demorado, tudo anda devagar por lá, nada se faz na hora nem de um dia para o outro. Vai ter que ser com muita calma, encarar as coisas na desportiva que é como se quer em Mz.

 

No Domingo o P. foi convidado para ir almoçar a casa de um funcionário. Mas antes foi avisado de que a casa ficava nos subúrbios (termo usado em mz para bairro de barracas). O P. é uma pessoa simples e portanto isso não teve grande importância e foi com todo o gosto! Não podia ter sido mais bem recebido! Teve um acolhimento extraordinário por parte daquela gente de bem, foram extremamente amáveis e além disso disponibilizaram-se para levar o P. a conhecer locais bonitos daquele país (que não são poucos!).

 

É incrivel como as mentalidades, hábitos, enfim, as culturas são tão diferentes de país para país! E é tão bom quando nós sabemos adaptar-nos a coisas diferentes! Enriquecemos a nossa vida! Felizmente eu e o P. temos essa característica, adaptamo-nos bem aos diferentes estilos de vida. Em mz o facto de terem uma casa mais pobre, de não terem carro, ou das crianças andarem descalças em terra batida (zonas onde não há estradas) é totalmente irrelevante! Eles são felizes (mais do que possamos imaginar) desde que tenham paz, comida, festas, musica, alegria e muito convivio!

 

O povo moçambicano é realmente maravilhoso.

 

Haveria muito mais para contar... mas fica para o próximo post!

 

 

 

publicado por Vandinha às 16:43

Este blog é dedicado à nossa familia e amigos, que apesar da distância fisica, estão sempre no nosso coração. É uma forma de estarem perto de nós e de seguirem o nosso dia-a-dia nesta grande aventura!
mais sobre mim
Outubro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

13
14
16
17
19

20
21
23
25
26

27
28
29
31


pesquisar
 
Contador de Visitas
blogs SAPO